sexta-feira, 5 de outubro de 2012

BARCA DA MEMÓRIA


Desde o passado dia 25 de Setembro, até ao próximo dia 06 de Outubro, decorre na minha cidade uma iniciativa que a meu ver me parece fantástica...Está a ser levada a cabo pela Associação Cultural "PANMIXIA" e tem como principal objectivo, guardar dentro de uma Barca a qual dá pelo nome de: Barca da Memória, todas as memórias, emoções, dos portuenses no fundo do mar; em cápsulas herméticas, invioláveis, inoxidáveis, impermeáveis e não poluentes. Essas mesmas cápsulas serão depositadas no fundo das águas, para serem desvendadas daqui a nada mais nada menos, do que cem anos. Postais, fotografias, recortes de jornais, discos, gravações, poesias, textos diversos, roupas, desenhos, pinturas, etc...Tudo poderá ser colocado dentro desta barca...Tudo o que o nosso coração e a nossa alma ditarem...É-nos entregue um pequeno Diploma simbólico que confirma o acto de entregar-mos as nossas memórias...Como não poderia ficar de fora, passei por lá no passado dia 4 de Outubro e deixei nela os "Ecos da minha Alma" ou seja alguns dos textos que tenho vindo a escrever ao longo destes anos...Deixei também um pedaço muito grande do meu coração, deixei viva a recordação (em forma de textos outrora escritos por ela) da pessoa que talvez eu mais tenha amado ao longo da minha vida, a minha avó materna Maria de Freitas...Se me perguntarem porque fiz isto, eu talvez não saiba responder...Fiz apenas aquilo que o meu coração teve vontade...Se me perguntarem se acredito que em 2112, daqui por cem anos, alguém se vai dar ao trabalho de procurar no mar pelas cápsulas onde estarão guardadas as memórias de quem como eu quis guardá-las, também não sei responder...Mas não importa...O que importa responder é que hoje nos dias actuais nós somos conhecedores de muitos acontecimentos passados, que nos tornam mais ricos de conhecimento, de vivências, de experiências e de emoções...E isso não tem preço...Quem sabe daqui por cem anos também as emoções e memórias daqueles que embarcaram nesta aventura sejam divulgação, sejam um conjunto de sentimentos vividos por pessoas que um dia resolveram abrir os seus corações e as suas almas num acto de partilha, numa eterna recordação...Hoje, neste ano de 2012 estou aqui, viva, partilhando o eco da minha alma sentido pelo meu coração...Daqui por cem anos, em 2112, talvez alguém sinta da mesma forma e se identifique com aquilo que eu deixei vivo através da Barca da Memória...Afinal; a vida passa, o tempo corre, as pessoas mudam, tudo se altera...As Memórias essas; ficam para sempre. E é nos confins delas que a gente vive eternamente.

(Rómy Pinto)

Adicionar legenda



1 comentário:

Luis Miguel disse...

Daqui a 100 anos ainda vão falar muito de ti, pois tu mereces, pois és uma pessoa fabulosa, e é mais do que justo lembrarem uma pessoa fabulosa que passou por este planeta, e contribui com a escrita, a amizade, e o amor pelas pessoas. É mais doo que merecido. Os teus pensamentos e a homenagem à tua avó vão cá estar daqui a 100 anos nesta linda cidade que é o Porto. Amo-te muito e um beijão deste teu maridão. Luis Miguel.