terça-feira, 26 de abril de 2011

"ESCRITO COM TINTAS DE AMOR!"


Ontem dia 25 de Abril, foi feriado em Portugal. Comemoramos o dia da chamada revolução dos cravos de 1974...Mas não é sobre isto que vos venho falar...Como em tantos outros feriados ou fins de semana, sempre tentamos reunir a familia em casa dos meus pais...Estavamos numa conversa animada á mesa após terminar o almoço...Eu, o meu marido Luís, a minha mãe Lurdes, o meu pai Fernando, o meu irmão Ricardo com a sua esposa Sónia e o mais recente membro da familia o meu sobrinho Gabriel de apenas 8 mesinhos...De repente entre meio de tantas conversas o meu irmão perguntou-me -"Então e tu minha tagarela que sempre escreves sobre tudo...Sobre o que escreverias tu, se te dessem amanhã, a oportunidade de escreveres um livro? Qual seria o tema e o conteúdo desse livro?!"...Confesso que paralisei...Eu que normalmente trago sempre uma pronta resposta na ponta da lingua, fiquei sem palavras...O meu silêncio inquietou a todos...-"vamos lá toca a pensar sobre o que escreverias nesse livro...Imagina que é verdade...Que te deram essa tão desejada oportunidade"- questionava mais uma vez o meu irmão...Ok, decidi que iria pensar no assunto e que responderia quando encontrasse dentro do meu coração a resposta (e que o faria antes de terminar nosso encontro de familia)...Pensei intensamente nessa questão e cheguei a uma resposta muito concreta...Iria escrever sobre sentimentos, sobre emoções, sobre coisas que há muito andam ausentes da vida dos seres humanos...Quantos de nós estamos sedentos de amor, de carinho, de companheirismo, de paz, de esperança, de conforto, de ternura?!...Quantas destas palavras estão há tanto tempo distantes do dicionário das nossas vidas?! O meu livro aínda não tinha titúlo mas nele eu tinha a certeza que iria escrever sobre as cores da vida...Sobre as cores mais tristonhas e sombrias, mas também, sobre cores lindas e maravilhosas como as mil cores de um arco-íris...Cores de ESPERANÇA...Palavra que está tantas vezes adormecida nos nossos corações...Iria também escrever sobre a IGUALDADE...Somos todos iguais mas no entanto nos tratamos com tamanhas indiferenças...Iria sobrar também espaço para falar da PAZ...Uma palavravinha tão simples de soletrar mas que é tão difícil de tocar no coração, daqueles que perferem usar canhões ao invés de usarem amor! Tomaria o balanço necessário para falar sobre os SONHOS...Aqueles que conduzem as nossas vidas para horizontes longínquos mas tão desejados! Iria escrever sobre o PERDÃO...Falamos tanto nele mas creio que estamos longe de saber sobre o que falamos...Quem será mais pecador, o que comete um pecado (coisa normal entre todo o ser humano) ou aquele que determinante-mente usa esse pecado para espezinhar, para humilhar, para descriminar, para calúniar aquele que cometeu o pecado?! Aí escreveria sobre tantas coisas, que creio que ficariam cansados (risos, rssssss) do meu livro. Cansados de tantas páginas que ele teria (risos, rsssss)...Quanto á ilustração; seria todo escrito com tinta, não de ouro...De nada importa o valor monetário contido nele, mas sim o conteúdo capaz de atingir corações...Escreveria todo o meu livro com tinta de AMOR!!! A esta altura devem estar a questionar-se que tinta será esta?! Tinta de AMOR, é aquela que consegue tocar no coração de todos...Tinta de AMOR é perfumada com aromas de felicidade porque todo o que partilha AMOR faz felizes os outros e é também feliz! Tinta de AMOR é tinta que mancha e deixa nódoas nos corações...Mas não umas nódoas quaisqueres...Nódoas que ficam para sempre presentes...Vivas eternamente na alma e no coração de quem as consegue sentir!...Tinta de AMOR, foi deixada na terra, á muito tempo atrás, por um Homem humilde (Jesus Cristo), de olhar carinhoso, um Homem perfeito, longe de cometer qualquer erro, um Homem que duou o melhor de si mesmo, (sua vida) a cada um de nós por nos amar tanto...Um Homem que veio ao mundo para nos ensinar que podemos ser muito, podemos ter muito, mas nada seremos e nada teremos se não tiver-mos dentro de nós a tinta do AMOR!!!

Neste momento já sabia que o meu livro teria como titúlo:
"ESCRITO COM TINTAS DE AMOR!!!"

Prestes a terminar daria como conclusão do meu livro o seguinte:

Hoje concluí que na vida podemos ter muitas coisas:
Podemos ter muito dinheiro...Mas não podemos comprar o AMOR VERDADEIRO!
Podemos ter muita saúde...Mas pode o nosso coração ser doente em AMOR!
Podemos ter muitos sonhos...Mas nenhum valerá ser realizado se não contiver nele AMOR!
Podemos ter muita esperança...mas se não a partilhamos com outros que connosco cruzam caminhos de vida não possuimos AMOR...Porque AMOR é doação é partilha!

Podemos TER TANTO...
Mas não podemos SER NADA SEM AMOR!!!

(Autoria: Rómy Pinto)

2 comentários:

Rosa Maria fern. da Silva disse...

RÓMY....
MINHA QUERIDA AMIGA DO CORAÇÃO..
SÓ PODIA SER VOCÊ MESMO PARA DAR UM TÍTULO TÃO SIGNIFICATIVO A UM LIVRO E COM TANTAS PALAVRA LINDAS. SEU CORAÇÃO É DE OURO...NÃO DE OURO MATERIAL...MAS OURO DE AMOR PELO PRÓXIMO...DE CARINHO E DEDICAÇÃO PARA COM TODOS.
NÃO PODIA DEIXAR DE LHE FALAR ALGO...MAS AO MESMO TEMPO NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O QUE ACABEI DE LÊR.
SÓ POSSO LHE DIZER QUE DESEJO MESMO QUE VOCÊ ESCREVA ESTE LIVRO E QUE EU TENHA A HONRA DE TER MEU NOME CITADO COMO UMA DE SUAS ADMIRADORAS.
UM FORTE ABRAÇIO MINHA LINDA E QUERIDA AMIGA.

Rómy Pinto disse...

Rosinha minha amada irmãmiga do coração, sem palavras fiquei eu agora para agradecer o seu comentário...Emocionei-me com as suas palavras minha querida e saiba que se algum dia eu escrever um livro, ele vai conter uma parte onde estarão presentes as pessoas que de alguma forma tocam o meu coração...As pessoas que me amam e que eu amo incondicionalmente e como não podia deixar de ser, vc estará entre todos aqueles que eu amo amiga pois te amodorooooo muito e de coração! Obrigada por marcar presença com tanta beleza de alma neste meu cantinho! Deus sempre lhe abençoe grandemente minha Anjamiga!!! Bjinhossss com sabor de ternura, carinho e imensa e eterna amizade de quem muito lhe estima, sua sempre manamiga, Rómy